ESCLARECENDO AS PRINCIPAIS DÚVIDAS SOBRE O TRÁFEGO ORGÂNICO

Tráfego é você atrair pessoas para o seu negócio. Na internet, isso pode ser feito de duas maneiras: pelo tráfego orgânico e pelo tráfego pago.

O objetivo deste artigo é esclarecer as principais dúvidas que as pessoas que atuam ou pretendem atuar na área de Marketing Digital têm sobre o tráfego orgânico, que corresponde ao tráfego gratuito.

No tráfego orgânico, você usa estratégias para atrair as pessoas sem ter que pagar por isso, sem ter que fazer anúncios, como ocorre no tráfego pago, sendo essa a principal diferença entre os dois tipos de tráfegos.

 

Qual é a importância da criação de conteúdo no tráfego orgânico?

 

A criação de conteúdo é o que mais importa no tráfego orgânico.

A única maneira de você conseguir atingir milhares de pessoas com o tráfego orgânico sem produzir conteúdo gratuito é fazendo conteúdos direcionados para a venda.

Até um tempo atrás, era possível agir dessa maneira, mas hoje isso mudou bastante, sendo muito difícil atingir milhares de pessoas sem conteúdo gratuito.

Isso porque para que as redes sociais, como o YouTube, o Instagram e outras, entreguem o seu conteúdo para as pessoas, elas precisam analisar a força do seu projeto em si. Para isso, é feita uma análise do contexto inteiro dos seus canais e perfis.

Essa análise envolve verificar a qualidade dos seus conteúdos, se eles atingem ou não muitas pessoas, se você realmente consegue passar autoridade com os seus conteúdos, se as pessoas curtem os seus conteúdos, se elas permanecem um bom tempo assistindo aos seus vídeos, dentre outros indicadores.

Ou seja, é por meio da produção de conteúdo gratuito que você mostra diariamente para as redes sociais que o seu projeto tem força, que vale a pena divulgar o seu projeto gratuitamente para as pessoas.

Então, o que você deve fazer é produzir cada vez mais conteúdos que gerem uma interação grande para o cliente, pois será justamente essa interação que mostrará que o seu conteúdo é de qualidade e que o seu projeto realmente tem força.

 

Qual é a importância de usar as hashtags em suas postagens?

As hashtags têm um papel fundamental em suas postagens, pois elas aumentam o alcance dos seus conteúdos, ou seja, elas fazem com que os seus conteúdos sejam distribuídos para mais pessoas.

As redes sociais trabalham com algoritmos. Esses algoritmos analisam se os conteúdos que você posta são ou não bem personalizados e se eles realmente atraem a atenção das pessoas, fazendo com que elas interajam com você.

É importante que você evite colocar sempre as mesmas hashtags nos seus posts, pois isso indicará uma falta de personalização nos seus conteúdos.             Analise quais hashtags realmente têm a ver com os conteúdos que você irá postar e coloque somente aquelas que estiverem diretamente relacionadas aos assuntos dos seus posts, e não sempre as mesmas.

 

É possível obter grandes resultados somente com o tráfego orgânico?

É possível, sim, obter resultados escaláveis usando somente o tráfego orgânico para divulgar os seus conteúdos, mas esse não é o cenário ideal.

O ideal é que você utilize os dois tipos de tráfegos, o orgânico e o pago.

É importante ficar claro que o tráfego pago não é sinônimo de gasto, mas sim de investimento.

Enquanto no tráfego orgânico você utilizará diversas técnicas para tentar fazer com que os algoritmos das redes sociais divulguem os seus conteúdos, no tráfego pago o algoritmo fará essa divulgação obrigatoriamente, pelo fato de você estar pagando por isso.

Recomendo que o mesmo seja feito quando você for lançar o seu primeiro produto, que você invista pelo menos um pouco para divulgar esse conteúdo também pelo tráfego pago, além do orgânico.

Quanto mais seguidores e mais engajamento você tiver, maiores serão as chances de você obter os resultados que deseja, então o ideal é que você realmente invista nos dois tipos de tráfegos.

Como atrair as pessoas certas para o seu perfil?

 

As pessoas que se interessam e compram o seu produto são chamadas de “personas”. Para atrair essas pessoas para o seu perfil, você terá que produzir conteúdos gratuitos por meio do tráfego orgânico.

A ideia será você produzir e divulgar conteúdos que estejam relacionados às “dores” que essas pessoas tenham no dia a dia delas, que correspondem ao que elas buscam para atender às necessidades delas.

Em um primeiro momento, você divulgará os seus conteúdos para essas pessoas para que elas comecem a te conhecer melhor, a te acompanhar, a interagir mais com você e também confiar em você.

Assim, no momento em que você for oferecer o seu produto, as chances de essas pessoas comprarem o seu produto serão bem maiores, pois você já terá passado autoridade para o seu público.

Para saber mais sobre como atrair as pessoas certas para as suas redes sociais, clique aqui para ler o artigo “Como fazer seus conteúdos atingirem milhares de pessoas na internet”.

Boa sorte!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *