A IMPORTÂNCIA DA EQUIPE PARA OBTER SUCESSO COM O MARKETING DIGITAL

É possível trabalhar e ter sucesso na área de Marketing Digital sem contar com uma equipe? Qual é a hora certa de contratar alguém? Profissionais de quais áreas devem ser contratados primeiros?

Essas são dúvidas de muitas pessoas, principalmente daquelas que estão começando a atuar nessa área. O objetivo deste artigo é esclarecer essas dúvidas e trazer dicas sobre esse assunto.

 

É necessário ter uma equipe?

Para trabalhar nessa área você não precisará necessariamente ter uma equipe ao seu lado. Mas uma equipe bem treinada e alinhada com os seus objetivos poderá fazer toda a diferença para o sucesso do seu negócio.

Para quem estiver começando a atuar nessa área, pode ser que, em um primeiro momento, não seja possível contratar pessoas, pela falta de capital. Esse será um momento em que você provavelmente terá que desenvolver todas as áreas do seu negócio sozinho.

Uma das grandes vantagens de trabalhar com a internet é justamente a possibilidade de começar sozinho, ir crescendo aos poucos, até chegar o dia em que você poderá formar a sua própria equipe.

Não ter funcionários no começo da jornada fará você aprender sobre cada área da sua empresa. E isso será muito importante para o seu negócio, pois ter conhecimento de tudo o que é realizado em cada área será essencial no momento em que você tiver uma equipe e precisar cobrar os funcionários em relação ao que deve ser feito.

Para poder delegar, terceirizar e cobrar o trabalho a ser feito, você deverá primeiramente aprender como ele é feito.

Um grande erro que muitas pessoas que estão começando a trabalhar com o Marketing Digital cometem é ficar se comparando com as pessoas que já atuam há muito tempo nessa área. Não cometa esse erro.

Saiba que você sempre será o seu maior concorrente. Para chegar onde você deseja, é necessário partir de algum lugar, começar de alguma forma, e saber a lidar com os obstáculos que aparecerem no caminho, sejam eles grandes ou pequenos. Lembre-se: se der certo, a culpa será sua; se der errado, a culpa também será sua.

Se você estiver começando a atuar nessa área, clique aqui para ler o artigo “Marketing digital: como saber se você está no caminho certo” e obter mais dicas sobre o que fazer e não fazer no início da sua jornada.

 

Qual é o momento certo de contratar alguém?

Você deve pensar em ter uma equipe quando o seu lucro líquido já estiver relativamente bom.

Saber delegar é muito importante, pois quanto mais você conseguir delegar, mais tempo você terá para focar no que é mais importante para o seu negócio, naquilo traz mais resultados.

Pode ser que no começo você tenha que contratar uma pessoa com menos experiência, por não poder pagar alguém com mais tempo de atuação na área. Mas você poderá ir treinando essa pessoa, de forma que ela vá se desenvolvendo cada vez mais.

Você também poderá contratar uma pessoa para ela desempenhar mais de uma função. Por exemplo, o editor de vídeo poderá fazer também o suporte ao cliente. Essa é uma boa maneira de começar e economizar.

Quais profissionais contratar primeiro?

Um dos primeiros profissionais que você deverá contratar será o editor de vídeo, pois se você optar por realizar a edição dos seus vídeos provavelmente irá levar muito tempo e o resultado não será tão bom como se fosse feito por um profissional da área.

O suporte ao cliente também é uma área que você deverá terceirizar. Se você observar, perceberá que as dúvidas que são feitas diariamente no suporte costumam ser muito parecidas. Então, não faz sentido você dedicar o seu tempo para responder a essas mesmas perguntas.

Recomendo que você liste as principais perguntas e respostas em um local e contrate um profissional para fazer o suporte. Esse profissional irá simplesmente copiar e colar a resposta quando estiver esclarecendo as dúvidas dos clientes.

Além disso, quando trabalhamos com suporte, normalmente encontramos muito haters, então recomendo que você se afaste deles, porque esse contato não será benéfico para você e para o seu negócio.

Contratar um profissional de tráfego também será importante, pois o tráfego é uma tarefa que demanda tempo. E ter mais de uma cabeça pensando sobre como fazer o tráfego do seu negócio, sobre como fazer os seus anúncios, poderá fazer toda a diferença.

Além disso, será importante que você contrate um profissional de copywriting, que saiba elaborar copy de qualidade, e um gerente, já que gerenciar a equipe é uma tarefa que exige bastante tempo e dedicação.

Boa sorte!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *